quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Sacudidora de palavras . sobre o livro .


Já acabei de ler há um tempo , A menina que roubava livros , o que não  sai da minha cabeça , as vezes no ônibus me vem a saudades da leitura que fazia e a vontade reler trechos , alguns dizem ser um livro clichê por falar de nazismo , judeus e um falso amor , que qualquer alemão cristão não teve por um judeu .E preciso para ler esse livro supensação do real e sem sombra de dúvidas acreditar na morte , na dor e no amor que flui de através de ambas . A morte palavra chave dessa história , que personalizada por Liesel Miminger , talvez ela fosse mais morte por ter presenciado tantas mortes que a própria morte , mas para a transformação da morte em amor alguns vetores essencias foram ultilizados , livros roubados , acordeão .
Queria mesmo que não tivesse sido tão impactante esse tal livro , de certa forma , me fez abri novo horizonte do que foi o nazismo e do que as palavras fazem a vida de qualquer pessoa , mas o foco sempre de dúvida não é a moral , é a sacudidora de palavras ,a menina que me encantou e sobreviveu em meio aos ecombros da guerra , a alemã cristã que ajudou e amou o judeu . A Liesel Miminger que sobreviveu a mortes por escudos de letras e casou com judeu sobrevivente por coragem de viver ( na minha imaginação ) .

Nenhum comentário:

Postar um comentário